Uma questão de fé nas empresas
Na abertura da ExpoManagement 2002, realizada recentemente em São Paulo, Deepak Chopra falou sobre a influência da espiritualidade no desenvolvimento de lideranças. Ele iniciou a sua apresentação dizendo que para entender como funciona a liderança é preciso compreender que a consciência é a base do ser. Segundo ele, pensamento, consciência e livre arbítrio são aspectos da alma e é ela que determina, interpreta e é parte do domínio da existência com a qual tudo se relaciona. “A alma é um sistema vivo e dinâmico que envolve um sistema de consciência constante”, define. “Ela compreende significados, contextos, relacionamentos, temas arquétipos e é dividida em memórias e experiências”, afirmou.
Deepak Chopra, considerado um dos maiores experts na maximização do potencial humano, tem como seus ouvintes líderes mundiais de empresas que freqüentam o rol das 500 maiores da revista Fortune.
Manager Online – Um trecho interessante de sua palestra foi sobre a “alma” das empresas. Qual o seu feeling a respeito da alma das empresas brasileiras?
Chopra – Estou começando a ter a impressão de que há um grande desejo em estabelecer uma conexão não apenas com o que está aqui, mas com os sentimentos, os sentidos. O que realmente me impressionou foi que toda essa parte de educação que vejo nesta conferência (ExpoManagement) está muito melhor aqui do que já vi em qualquer outro lugar. Temos professores de Harvard e outros renomados mestres que estão dando cursos online e eu não vi isso em nenhuma outra universidade ou lugar. O sistema de rede do Brasil é muito avançado, mas não basta apenas estabelecer as redes, temos que estabelecer relacionamentos, algo mais profundo. Assim, as empresas estarão estabelecendo algo além, que pode reavivar o sistema nervoso, que começa a pulsar de forma diferente, criando elos diferentes entre as organizações. Alianças estratégicas ligadas a essas necessidades são como se fossem o centro nervoso da nova configuração. Você cria uma massa crítica de alianças estratégicas e isso pode mudar totalmente o modo como os negócios são feitos.
Manager Online – Os seus livros, mesmo que dirigidos a administradores, falam sobre a espiritualidade e evolução. Por quê?
Chopra – A evolução da espiritualidade se expressa pela criatividade, pela intuição e, o mais importante, através de novos mecanismos cognitivos e perceptivos, que resultam em habilidades extraordinárias, que são uma expressão da não localidade para ver o futuro e se ter uma experiência telepática, clarividente, lembranças de outras vidas e milagres. Tudo isso é uma expressão dessa potencialidade que existe em cada ser humano. Recentemente, coletei informações sobre 80 crianças com as habilidades mais incríveis. Uma delas previu o que aconteceu em 11 de setembro do ano passado, dois dias antes. Outra criança folheava um livro e podia dizer todas as frases dele de trás para frente e de frente para trás. Havia crianças com habilidades matemáticas e musicais surpreendentes. Uma criança de 7 anos conseguia dizer o dia da semana em que tinha caído a data de nascimento de qualquer um de nós. Uma criança que fecha os olhos e diz a hora exata, em qualquer parte do mundo. Uma criança cega, com os sentidos tão aguçados, que consegue ter uma percepção de localidade sem jamais esbarrar em nada. O fato é que essas habilidades às vezes estão adormecidas dentro de cada um. O sistema vai editando e só permite acreditar naquilo que é racional e que você consegue enxergar. As vezes nas quais se remove esse mecanismo de edição, abre-se um novo campo. Então, essa evolução da espiritualidade significa remover toda essa parte que pode ser expandida.
Manager Online – De que forma se pode trazer esse sentimento de espiritualidade para as empresas, principalmente em momentos de crise econômica?
Chopra – Veja o que aconteceu com aquelas empresas que eram dominadas pela ganância e por coisas negativas, como a Arthur Andersen e outras tantas. As empresas que serão bem-sucedidas no futuro serão aquelas que, na verdade, estão tentando suprir a natureza e as necessidades básicas da vida.
Manager Online – Durante a palestra, o senhor falou que as pessoas têm uma energia sombria. Como um líder pode desenvolver o lado positivo, chamado de luz, e sobrepô-lo à energia sombria?
Chopra – Nas plantas existe o que é chamado de heliotropismo, ou seja, a planta sempre vai crescer em direção da luz. Essa capacidade heliotrópica está presente em todos os organismos biológicos. Todo o seu organismo segue sempre o caminho de uma visão projetada. Se você tiver a visão de uma certa realidade que você quer criar e conseguir visualizá-la, captá-la e senti-la através de todos os seus sentidos, você se pergunta: "O que estou observando, sentindo? Que tipo de necessidade essa visão irá preencher? Como todo mundo irá responder se essa visão realmente for preenchida?" E você mantém essa visão viva na sua consciência. Isso tem a ver com o contexto, significado, heliotropismo da vida biológica. Há estudos feitos com crianças que demonstram que o modo como você as enxerga determina o seu comportamento. Se um professor determina que essa criança é burra e aquela inteligente, a inteligente vai sempre demonstrar que realmente é. O modo como você percebe as pessoas acaba determinando o comportamento delas. Hoje em dia, falamos muito que o povo islâmico, os fundamentalistas, são terroristas. Enquanto nós os enxergarmos dessa forma, eles vão continuar insistindo nesse comportamento. Se mudarmos a nossa percepção a respeito deles e começarmos a demonstrar respeito, perguntando o que eles sentem ou o que acham que poderia ser feito para haver uma cooperação maior entre os países, isso poderia mudar a atitude desses povos.
Manager Online – Durante a sua palestra, o senhor citou que a administração Jaime Lerner em Curitiba teve uma visão humanista. O senhor conhece o presidente recentemente eleito, que governará o Brasil nos próximos quatro anos?
Chopra – Na minha última visita ao Brasil, estive um tempo com Jaime Lerner em Curitiba e pude conhecer o que ele estava fazendo, ver o envolvimento da comunidade em seus programas, inclusive o de dar educação gratuita para os adultos. Só conheço o presidente Lula pelo que li. O que posso dizer é que todos os olhos estão voltados para ele com atenção porque o que ele fizer daqui para frente irá influenciar não só o Brasil, mas também países vizinhos, como a Argentina e outros da América Latina. As ações e atitudes do Lula influenciarão o FMI, os Estados Unidos, as decisões da ONU e outros países. O que o novo presidente fizer pode dar início a uma tendência. Como você sabe, existe um debate muito grande com relação à globalização. Por um lado, ela é inevitável e, por outro, a globalização é uma forma de imperialismo, unilateral, como se alguns países estivessem impondo suas vontades. Além de honrar os compromissos já assumidos com o FMI e com outras organizações internacionais, o Lula deverá observar os países capitalistas que podem tentar impor a vontade deles. Todo mundo já sabe que o socialismo e o comunismo falharam. O que nós precisamos é de um socialista que também seja capitalista e talvez ele seja a combinação certa. O capitalismo puro é só ganância.
Manager Online – Quais os conselhos que o senhor daria à nova equipe econômica para tornar o Brasil uma economia líder?
Chopra – Não sou economista, mas posso dizer que a quantidade de dinheiro gasta com armamentos e maquinário bélico no mundo está muito além da nossa imaginação: 4% do orçamento do Departamento Norte-Americano Militar e de Defesa seriam suficientes para resolver o problema da fome de 40 milhões de pessoas no mundo todo. A economia da violência é a que gera o maior movimento de gastos no mundo. 80% da receita norte-americana é gasta hoje com exportação de armas e material bélico e também com a exportação de filmes de Hollywood. O mundo tem de dizer, em conjunto, que nós não queremos mais isso. O dinheiro gasto com armamentos poderia ser usado em outras coisas porque, hoje em dia, não existe mais ninguém que possa conquistar outro país. A economia tem de estar diretamente relacionada com a educação e a criatividade. A Costa Rica, uma das economias que mais cresce no mundo, já foi desarmada completamente, não existe mais nenhuma organização militar, todas as crianças possuem um computador e estão conectadas via Internet com as melhores organizações de educação do mundo e cada formando do curso colegial tem de ter também um diploma de ecologia e passar pelo menos um mês numa floresta tropical. São pessoas muito jovens com uma consciência bastante avançada. São eles que vão gerar a riqueza do futuro, que consiste em novos programas sociais, mais educação, reconstrução do ecossistema e tecnologias que possibilitarão exportar conhecimento para outras partes do mundo.
Manager Online – O senhor sempre diz que há uma superstição do materialismo hoje. Por quê?
Chopra – Porque se você acredita na matéria, você é supersticioso, está acreditando em algo que não existe. Tudo que é material tem a sua origem não material. Tudo que é visível se origina no invisível, que é permanente e eterno. O que é material vem e vai embora. Então, se você acredita no materialismo, é uma pessoa muito supersticiosa.